segunda-feira, 31 de agosto de 2015

trail gd 4 caminhos (7 de junho)



Este trail marcará sempre o aniversário da estreia na corrida em montanha: foi neste evento em 2013 que o Pedro se iniciou no trail. Além deste motivo para voltar, o local é, na zona do grande Porto, com certeza um dos mais bonitos para se correr. E este ano, pela primeira vez aqui, a Anita poderia participar.


Logo cedo, à chegada, já se fazia sentir um calor enorme, adivinhando-se uma manhã muito quente, aumentando a dificuldade e tornando o desafio mais exigente. Pelo menos na fila para levantamento dos dorsais (não nos foi possível ir no dia anterior) estávamos na sombra; e ainda bem, pois esta operação revelou-se muito demorada. Nós ainda nos conseguimos safar mais ou menos rapidamente (cerca de 30 minutos) mas as pessoas que foram chegando depois estiveram sujeitas a maior demora, o que levou até a que alguns participantes do percurso longo não partissem na hora correcta. Este será um ponto para a organização rever, e estamos certos que o fará e que esta situação não se voltará a repetir.

Muita animação na partida, que começou com alguns minutos de atraso, e já com muito público presente. Primeiros km em alcatrão até se chegar aos trilhos, de onde praticamente não se saía mais, excepção feita a pequenas ligações e, obviamente, ao final.


Mais um ano e a organização não decepcionou na escolha do trajecto. Claro que nesta zona o difícil é andar por zonas que não sejam lindas, mas conseguir conjugar locais de extrema beleza com partes para correr, descidas e as inevitáveis e duras subidas, assim como zonas de sombra para dar algum descanso (e isto não foi nada fácil, este ano) é um trabalho mais custoso. Mas o objectivo foi cumprido! Pensamos que toda a gente gostou do percurso, independentemente da distância em que tenha participado. 

Como sempre, fomos fazendo todo o percurso juntos, superando em conjunto todas as dificuldades e partilhando um com o outro (e com mais umas centenas de participantes) a montanha, o prazer, o bem estar e a satisfação de poder usufruir de momentos destes! Mas nos últimos km, o Pedro afastou-se um pouco; as subidas e descidas finais, o calor e o cansaço acumulado, aliados ao pouco exercício que a Anita pôde fazer nas semanas anteriores, levaram a que ela abrandasse o ritmo. Mas participarmos num evento destes e não cortarmos a meta juntos estava fora de questão, por isso o Pedro, na chegada, parou e esperou que ela chegasse para que de mãos dadas, na corrida como na vida, superassem mais um desafio! E ainda filmou um pequeno vídeo do momento!

fotografia de João Alves

Depois de repormos energia com um excelente abastecimento final, foi tempo de rumarmos ao pavilhão junto ao local de partida/chegada para o retemperador e reconfortante banho, e voltarmos para junto da meta, onde estavam os nossos amigos e, todos juntos, acompanharmos a chegada dos que ainda andavam nos trilhos, fossem nossos conhecidos ou não. Porque o importante é que as pessoas façam desporto, se aventurem, não desistam e superem os desafios que se propõem. 

 
o vídeo da nossa chegada


Sem comentários:

Enviar um comentário